Concept Art

Concept Art, ou Arte Conceptual, por vezes apelidado de desenvolvimento visual, é o desenho inicial utilizado para desenvolver o aspeto geral de um projeto.

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Concept Art, ou Arte Conceptual, por vezes apelidado de desenvolvimento visual, é o desenho inicial utilizado para desenvolver o aspeto geral de um projeto. O projeto pode ser tanto de filmes de animação como videojogos. Os artistas utilizam a história e personagens para construir um conceito base que servirá de guia para o desenvolvimento visual de todo o projeto. Por vezes começa por ser um simples esboço até ser passado para um ilustrador que tornará a representação visual mais precisa. Como o artista conceptual interpreta a história para criar um modelo primário do universo do filme ou jogo, por vezes, a representação visual ganha força suficiente para os elementos da história passarem a ser criados com base na própria arte conceptual.

Ideia inicial

A arte conceptual é muito importante para o desenvolvimento de projetos criativos de entretenimento. No caso dos videojogos tem uma relevância ainda maior na fase inicial de desenvolvimento. O diretor de arte tem geralmente ao dispor vários artistas que produzem diferentes conceitos, para que dentro dessa variedade de opções se consiga chegar a um estilo visual concreto. A ideia chave da arte conceptual é chegar a um acordo visual que vai ser aplicado a todo o projeto mantendo a coerência durante todas as fases de desenvolvimento.

Depois de definido uma base conceptual os esboços são passados aos ilustradores e modeladores 3D que começam o trabalho de aperfeiçoamento. Nesta fase também acontecem diversas alterações, mas graças à arte conceptual que têm por base, os artistas podem trabalhar dentro do modelo pré-definido ao invés de cada um dar a sua interpretação o que levaria a mais correções e consequentemente mais tempo gasto na produção.

Concept Art e ilustração são categorias distintas. O artista conceptual começa por explorar várias ideias com esboços rápidos e com isso comunica a sua visão geral do mundo, cenários e personagens, posteriormente o ilustrador pega nesses conceitos e começa por elaborar com maior detalhe o aspeto visual desses esboços. Por vezes nas produções independentes e de menor orçamento, o artista conceptual e o ilustrador são a mesma pessoa, no entanto ambas as fases do processo são distintas.

Um filme de animação quase sempre utiliza um storyboard primário cheio de esboços e desenhos conceptuais durante a fase de pré-produção. O mesmo principio de aproximação a um primeiro conceito do universo imaginado é o mesmo que nos videojogos e até em outros meios como a banda-desenhada. O estilo que nasce na arte conceptual é o foco de um artista conceptual e acaba muitas vezes por definir todo o trajeto visual até que o produto seja finalizado.

Como outros meios, também a Concept Art levou à criação de comunidades online em forums, websites e blogs onde os fãs se unem para mostrar o seu talento. Muitas dessas comunidades dedicam-se mesmo a criar arte conceptual de jogos, filmes ou séries já existentes, mas que refletem a visão de cada um. O desenvolvimento visual é uma parte integrante da industria do entretenimento.

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