Inbetweening ou tweening é o processo em que são geradas frames intermediárias entre duas imagens para dar a ilusão de fluidez na passagem da primeira imagem para a segunda. Inbetweens são as imagens entre as keyframes que ajudam à fluência da animação. Inbetweening é um processo importante em todos os tipos de animação incluindo a animação gerada por computador.
A sobreposição refere-se ás frames anteriores e posteriores para criar movimento.
Quando passamos para um contexto de animação digital, com programas como Adobe Flash, o termo tweening também é utilizado para representar o mesmo processo. Com recurso a este software é possível selecionar partes de um objecto na imagem e como este se deve mover durante o processo de tweening. O software pode assim ajustar frames de transição automaticamente. A este processo de interpolação automática dá-se o nome de tweening e o resultado da sequência de frames é um tween.
Geralmente um animador não desenha inbetweens para todos os 24 frames de um segundo de animação. A maioria dos movimentos pode ser feitos em 12 frames por segundo. Quando o numero de inbetweens é reduzido, por exemplo 4 frames por segundo, começa a perder a ilusão de movimento e torna a animação mais rígida. A animação por computador é praticamente sempre a 24 frames por segundo. A decisão sobre o numero de inbetweens é normalmente de cariz artístico, dependendo do estilo de animação que pode pedir mais frames para suavizar o movimento.
A animação moderna utiliza diversas técnicas para adaptar o framerate à duração da cena. Diferentes momentos da cena podem ser animados com diferentes quantidades de frames, uma parte da cena pode ser animada a 24 frames e outra a 12 frames por segundo. Efeitos visuais externos podem ser usado para simular uma maior framerate.