Conceito de Cash-and-Carry
A expressão de origem inglesa Cash & Carry (também conhecido como atacado de autoserviço ou ainda atacarejo, este último com alguma conotação perjorativa) designa um sistema comercial de livre serviço proporcionado por um grossista para abastecimento pelos retalhistas. Este modelo tem especiais vantagens para os pequenos comerciantes, empresas da área da restauração e grupos profissionais que isoladamente têm pouco poder negocial junto dos fabricantes e dos distribuidores.
O princípio do Cash & Carry é que seja o próprio cliente a escolher o produto directamente nas prateleiras prateleiras, comprando-o e levando-o com ele evitando assim os custos com vendedores, com transportes e com diverso tipo de serviços não essenciais. Por outro lado, o mix de produtos é geralmente menor do que nos grossistas tradicionais e estes são vendidos em embalagens institucionais e packs de grande dimensão o que permite a prática de preços mais baixos.
O conceito inovador de Cash & Carry foi apresentado na Alemanha há mais de 40 anos pelo Professor Dr. Otto Beisheim, que em 1964 abriu o primeiro estabelecimento deste tipo na cidade de Mülheim (Ruhr).