Conceito de Investimento em Fundo de Maneio
A necessidade de investimento em Fundo de Maneio está directamente relacionada com o facto da empresa ter necessidade de investir em stocks de mercadorias e de matérias utilizadas no processo produtivo e ainda pelo facto de conceder e receber crédito a clientes. Além das aplicações em stocks e em crédito a clientes, a empresa também tem necessidade de manter um determinado montante de tesouraria de forma a garantir alguma segurança nos pagamentos que necessita efectuar no seu dia-a-dia. De referir que estas necessidades são deduzidas do crédito concedido por fornecedores de mercadorias, matérias ou serviços.
Assim sendo, as necessidades de fundo de maneio são tanto maiores quanto:
- Maior for a segurança de tesouraria pretendida para garantir os pagamentos normais da actividade; por exemplo, se, na sua constituição, a empresa pretender possuir em Caixa um montante suficiente para fazer face às despesas do primeiro mês de actividade, o investimento em tesouraria será o equivalente ao somatório das despesas previstas para esse mês.
- Maior for o prazo médio de recebimentos concedido aos clientes; por exemplo, se, na sua constituição a empresa decidir vender os seus produtos a crédito de 60 dias, a empresa necessita investir em mercadorias o equivalente aos primeiros 60 dias de actividade.
- Maior for o prazo médio de stocks em armazém; por exemplo, se, na sua constituição, a empresa pretender manter em armazém um stock suficiente para 30 dias de actividade, necessita então de investir em stocks o equivalente às vendas dos primeiros 30 dias de actividade.
- Menor for o prazo médio de pagamentos a fornecedores; por exemplo, se a empresa, na sua constituição acordar com os seus fornecedores um prazo médio de pagamentos de 60 dias, então o investimento inicial torna-se menor no equivalente a 60 dias de compras.
Como calcular as necessidades de Fundo de Maneio
As necessidades de fundo de maneio correspondem assim à soma das disponibilidades mínimas de caixa com o crédito concedido a clientes e com o montante de stocks em armazém subtraída do crédito concedido por fornecedores de mercadorias e matérias primas.
Na constituição da empresa a necessidade de fundo de maneio equivale ao investimento necessário em fundo de maneio; para empresas já constituídas, o investimento em fundo de maneio corresponde à variação das necessidades de fundo de maneio.
Geralmente, e para empresa já constituídas, o autofinanciamento gerado pela actividade é suficiente para financiar as necessidades de investimento em fundo de maneio excepto quando existam grandes incrementos na actividade e/ou a empresa apresenta baixas taxas de rentabilidade.