Conceito de Românico
Nas artes e na arquitetura, o termo Românico designa um estilo artístico que floresceu na Europa aproximadamente entre o início do séc. XI e meados do séc. XII e que pode ser apresentado como uma combinação entre o estilo que sobreviveu do período clássico e a arte indígena da Europa Setentrional, assimilando uma mescla de elementos romanos, germânicos, bizantinos, islâmicos e arménios.
Os manuscritos que sobreviveram até à actualidade foram sobretudo temas religiosos mas existem outros exemplos da arte românica como por exemplo as Tapeçarias de Bayeux. A escultura deste período foi concebida sobretudo como decoração mural, e não propriamente como arte tridimensional.
Na arquitetura, salienta-se a austeridade das construções, muitas delas ligadas à cristandade. O estilo de construção teve início em Itália tendo-se depois espalhado por toda a Europa Ocidental, sobretudo em França onde atinge a sua máxima expressão com a construção do Mosteiro de Cluny, na Borgonha. O românico também teve grande expressão na Península Ibérica, existindo ainda excelentes exemplos quer em Portugal, quer em Espanha.