Conceito de Espondilose
A Espondilose é a osteoartrite que afecta a coluna e resulta duma degenerescência das articulações, geralmente acompanhada de um colapso de alguns discos vertebrais. A espondilose do pescoço afecta geralmente as três vértebras inferiores do pescoço (espondilose cervical) provocando dores e rigidez na parte posterior do braço e um rangido ao voltar o pescoço e, por vezes, dores na parte de traz da cabeça. Quanto à espondilose da parte inferior da coluna, esta ocorre geralmente em pessoas que façam trabalho manual pesado ou que tenham sofrido lesões ou alterações degenerativas após uma hérnia discal ou osteocondrite.
Manifestações e sintomas
Os sintomas principais da espondilose são as dores nas costas e os espasmos musculares. Poderá também ocorrer pressão sobre os nervos locais originando dores nas costas ou em torno das costelas e sensação de formigueiro ou de dormência em especial nos membros superiores. Poderão ocorrer também alterações no andar originadas pela compressão da espinal medula.
Tratamento da Espondilose
O diagnóstico mais utilizado é a ressonância magnética, a qual permite ver onde ocorre, qual a dimensão das lesões, qual o grau de compressão da espinal medula e qual a distribuição das raízes nervosas afectadas.
O tratamento da espondilose depende da gravidade dos sintomas podendo passar pela administração de medicamentos anti-reumáticos e analgésicos e, por vezes, pela imobilização temporária da coluna. Como tratamento adicional poder-se-á recorrer também a fisioterapia com calor e massagens. Em casos de maior gravidade, e quando se verifique já mielopatia progressiva, o tratamento aconselhado consistem em realizar a descompressão da medula mediante cirurgia.