Onde ficava localizada a cidade de Ur
Ur foi uma antiga cidade-estado da civilização suméria (conhecida como ‘os Sumérios‘) e situava-se na Suméria, na região da Baixa Mesopotâmia (no actual Iraque, na província de Dhi Qar). Desconhece-se a data da sua fundação mas sabe-se que era uma cidade florescente em 3.500 a.C. e que a sua população poderia chegar às 300 mil pessoas.
Foi conquistada setecentos anos mais tarde por Sargão, rei semita de Akkad (ou Agade). Mais tarde ainda recuperou a sua independência mas entrou em decadência a partir do séc. VI a.C. e terá sido completamente abandonada por volta do ano 300 a.C.
Apesar de hoje ser um cidade do interior, as evidências arqueológicas indicam que, aquando do seu apogeu, fosse um cidade do litoral.
Terra natal de Abraão
De acordo com o Livro do Génesis (Bíblia), Ur terá sido a terra natal de Abraão, patriarca e fundador do monoteísmo dos hebreus. Nessa altura Ur seria uma cidade muito próspera e, apesar de ser designada por ‘Ur dos Caldeus’, os Caldeus chegaram à região muitos séculos mais tarde, pelo que essa referência seria uma atualização dos relatos bíblicos e não um facto no tempo de Abraão.