Quem são os Adventistas
O termo Adventistas designa um grupo de seitas religiosas de origem americana nascida num contexto de grande fervor religioso nos Estados Unidos durante o século XIX. Os Adventistas são assim chamados porque os seus membros acreditam que o segundo advento (ou vinda de Cristo) está para próximo. Este segundo advento marcará um início de um milénio, ou reinado de Cristo sobre a Terra. Os Mileritas, discípulos de William Miller (1782-1849), fundador dos Adventistas, esperavam que o fim da actual ordem do mundo ocorresse em Outubro de 1843, mas alteraram a data quando as suas expectativas provaram estar erradas. A crença de Miller assentava na profecia de Daniel (8:14) “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” como significando a volta literal de Jesus.
A não concretização da vinda de Cristo, que ficou conhecido como ‘O Grande Desapontamento’, o grupo desagregou-se dando origem a outros menores. Alguns destes grupos ainda chegaram a marcar outras datas, mas a maioria Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas e a Igreja Cristã do Advento, mantém a profecia mas sem definir uma data exacta para a vinda de Cristo.
Actualmente, existem diversos grupos adventistas, cujo elemento central continua a ser a eminência sobre a vinda de Cristo e com grandes semelhanças em termos de conservadorismo e de uma hermenêutica voltada para a escatologia, mas que diferem em diversos aspectos como sejam o estado inconsciente dos mortos, o castigo no fim dos tempos dos ímpios, a natureza da imortalidade, a guarda do sábado, entre outras.