Film noir é um subgénero cinematográfico, que se insere dentro dos filmes policiais, e que se distingue tanto pelas temáticas abordadas na narrativa como pelos seus atributos visuais específicos.
No que diz respeito à narrativa, o film noir caracteriza-se por incidir na temática do drama criminal, de uma forma bastante crua e por vezes até cínica; o próprio termo film noir, “filme negro” numa tradução à letra, é logo à partida um indicador da característica principal deste tipo de filmes, que se distinguem pela inserção constante de brutalidade, criminalidade e injustiça, factores constantes no desenrolar da acção. O adjectivo “negro” é também aplicável às características visuais deste subgénero cinematográfico, com grande inspiração no expressionismo alemão. A utilização da luz é assim de extrema importância no film noir, que veícula cenários normalmente escuros, sombrios, com a iluminação a ser utilizada como forma de destacar certos pormenores, de forma a acentuar detalhes narrativos ou características psicológicas dos personagens.
Esta corrente teve o seu auge durante os anos 40, nos Estados Unidos da América, e diversos realizadores de renome, como Alfred Hitchcok, Fritz Lang ou Otto Preminger têm na sua obra filmes que se incluem neste subgénero.