Conceito de Representação
Representação é a forma singular na qual se inscreve tudo aquilo que constituiu os diferentes sistemas do aparelho psíquico: 1ª tópica- Ics-Pcs-Cs e 2ª tópica: ID- Super-Ego- Ego. Está intimamente relacionado com o recalcamento enquanto processo e também como mecanismo de defesa. Quando um acontecimento se mostra inadmissível, o afeto que lhe está associado é deslocado e a representação desse acontecimento é recalcada, fica inconsciente e transforma-se num traço mnésico.
Tem uma ligação direta também a todos os outros mecanismos de defesa tais como: simbolização, deslocamento, sublimação, entre outros.
Representação pode ser considerado o conteúdo (imagens, pensamentos, sons e outras vivências) concreto do ato de pensar.
Melanie Klein (1882-1960) é a autora que definiu representação simbólica, a base do ato de pensar e de memorizar. Está na base da identidade e é constituída a partir dos 6 meses, sensivelmente. Representar simbolicamente é processo que subjaz a atividade de pensar e imaginar o mundo interno e o mundo externo. Tem também como função conter as estimulações ao nível do aparelho de pensar.