Conceito
O marketing transaccional, também conhecido como marketing tradicional, é uma estratégia de negócios com foco num único objectivo: maximizar a eficiência e o volume de vendas, através de uma abordagem de mass marketing e comunicação do produto.
Deste modo, o marketing transaccional caracteriza-se pela ênfase dada às vendas individuais e às características dos produtos, numa visão a curto prazo, onde o serviço ao cliente é uma variável com pouco relevo. Logo, a relação com o cliente pode ser descrita pelo contacto descontínuo, de nível moderado e de baixo compromisso. A variável qualidade é uma preocupação do pessoal da produção e nunca do pessoal responsável pelas vendas.
Apesar do crescimento do marketing relacional, que tem como propósito manter relações longas e duradouras com os clientes, o marketing transaccional ainda tem lugar no mundo de hoje. Alguns exemplos muito simples mas ilustrativos deste conceito encontram-se, por exemplo, na venda de medicamentos numa farmácia, que tem como único propósito a venda imediata, ou um comerciante, que ao receber à comissão por cada venda efectuada, não tem como propósito forjar uma relação com o cliente.
Os 4 P’s do marketing transaccional
Esta abordagem de marketing baseia-se, somente, nos quatro elementos tradicionais do marketing-mix, conhecidos como os “4 P’s”: produto, preço, distribuição e comunicação.
O marketing transaccional tem como base o produto pelo que este deve servir as necessidades dos clientes, com a melhor qualidade possível. No fundo, o produto deve possuir características que lhe permita vender-se a si próprio. Mas o preço também é uma variável a ter em conta porque deve ser visto como “irresistível” por parte do cliente, ao mesmo tempo que oferece margem de lucro. A distribuição do produto, nomeadamente o local onde este será exposto, é crucial para o marketing transaccional porque, se o cliente tiver de fazer um esforço para encontrar o produto, a venda pode ser perdida. Finalmente, a comunicação tem um papel fundamental na transmissão da mensagem a um público que se pretende grande e indiferenciado (vender mais através de mais clientes), principalmente, através da publicidade (dentro e fora da loja) e de certas técnicas de promoção de vendas.