Conceito de Abiogénese
O termo Abiogénese designa um processo de geração espontânea e que se opõe ao conceito de Biogénese. Era um teoria defendida até ao séc. XIX que explicava a origem dos seres vivos a partir da matéria orgânica inerte. Depois das experiências de Louis Pasteur entre 1859 e 1861, que provaram que a vida é sempre gerada por vida preexistente, a teoria da abiogénese foi enfraquecida. A moderna teoria da origem evolutiva da vida admite, contudo, que as primeiras formas de vida tiveram origem a partir da matéria não viva, através de uma ”evolução química”. Após o estabelecimento da vida na Terra, as condições necessárias a este tipo de evento terão deixado de existir.
É proposto um processo de quatro etapas para a formação das primeiras formas de vida na Terra. Primeiro, a formação de pequenas moléculas orgânicas, nomeadamente aminoácidos e bases de ácidos nucleicos que posteriormente se combinariam para formar biomoléculas de maiores dimensões, tais como as proteínas, o RNA e os lípidos. Estas biomoléculas se organizariam através de uma variedade de interações que levariam ao aparecimento de sistemas “semi-vivos” que se transformariam gradualmente em formas mais complexas de vida.
A abiogénese é uma teoria ateísta. A abiogénese distancia-se assim do criacionismo que defende que Deus criou todas as formas de vida na Terra, incluindo os humanos.