Bioética e Saúde Mental
no limiar dos limites: O que o doente mental mantém de homem ético?
Autor: António José de Almeida Miranda
Orientador: Miguel Ricou
Mestrado em Bioética
Faculdade de Medicina
Universidade do Porto
(Localização: Repositório Aberto da Universidade do Porto)
Resumo
Somos diferentes, fruto de vivências diferentes, com valores criados em contextos diferentes, burilados pela sociedade, para vivermos emocional e racionalmente felizes e equilibrados, connosco e com os outros. Os nossos comportamentos, agires e relacionamentos são calibrados por todos nós, enquanto entidade social e colectiva, com as suas tradições, costumes e aculturações. Face a indivíduos que não tiveram a oportunidade de criar um quadro de valores e normas de referência, a adopção de uma família (virtual) de profissionais de saúde, com um leque de valores provenientes de diversos espectros da sociedade, resulta num mínimo ético demasiado diluído, que implica que esta vinculação ao estranho produza uma integração muito pobre das normas e valores sociais, e consequente assimilação díspare de padrões de conduta. Face a esta premissa prévia, extrapolámos que os cuidados poderiam variar em função dos valores dos actores, o que implicaria questionarmos que estatuto ético seria conferido ao doente mental, e, face a isto, que cuidados seriam equacionados e aplicados. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, de natureza qualitativa, donde resultou o presente Relatório de Investigação, divido em duas partes distintas: uma de Fundamentação Teórica (onde aprofundámos dois grandes temas: a Bioética e a Saúde Mental) e outra de Trabalho de Campo (explanando a Metodologia utilizada, fizemos a Apresentação e Análise dos Dados, a Discussão dos Resultados e apresentámos as Conclusões e Sugestões dele decorrentes). Encerrámos com uma Nota Final, onde fizemos a resenha e análise deste relatório. Traçámos como Objectivos Gerais:
- Analisar a forma como o indivíduo com perturbações mentais é visto, à luz da bioética, da sociedade e dos cuidados de saúde;
- Conhecer o estatuto ético atribuído ao indivíduo com perturbação mental e de que forma os cuidados são equacionados e aplicados.
Resumo da Tese
Bioética e Saúde Mental