Conceito de Gradiente Térmico Vertical
A expressão gradiente térmico vertical designa a variação de temperatura que ocorre com a altitude. Se a temperatura varia no sentido inverso da altitude (isto é, quando a temperatura diminui quando aumenta a altitude, e vice-versa), diz-se que o gradiente térmico vertical é positivo (ou normal). Se a altitude e a temperatura variam no mesmo sentido (situação designada por inversão térmica), o gradiente térmico vertical diz-se negativo – esta situação pode ocorrer muito próximo do solo e é geralmente originada pelo forte arrefecimento noturno do solo, sobretudo em noites de inverno.
No gradiente vertical positivo e nas camadas mais baixas da atmosfera, a temperatura diminui em média cerca de 0,65ºC a cada 100 metros o que significa que se subirmos 1000 metros a redução da temperatura será de 6,5ºC. Este valor é apenas uma média, variando com a temperatura do solo em cada momento.
Na troposfera, o gradiente térmico é negativo, isto é, a temperatura aumenta com a altitude. Na mesosfera o gradiente térmico volta a ser positivo, passando novamente a negativo na termosfera.