Biografia de Norbert Elias
Alemão de origem judaica, Norbert Elias é um dos representantes principais da Sociologia contemporânea. Nasceu em 1897 na então cidade alemã de Breslau (atual Wroclaw, Polónia), tendo falecido em 1990, nos Países Baixos, onde passou a fase final da sua vida.
Em 1933, aquando da subida dos nazis ao poder, refugia-se em França e posteriormente no Reino Unido, país onde viria a passar grande parte da sua carreira.
O seu maior contributo para a Sociologia foi o desenvolvimento da tese de que todas as grandes transformações políticas levam a profundas modificações nos comportamentos individuais e nas atitudes morais, factor essencial para a pacificação social. Ao longo da sua carreira dedicou-se também à análise integrada das ciências sociais.
A sua principal obra, e que o ajudou a tornar conhecido foi “O Processo Civilizador” (Über der Prozess der Zivilisation na versão original), publicado pela primeira vez em 1939 na Suíça. Além desta, outras obras de referência são Die Höfische Gesellschaft (1969), Was istSoziologie? (1970), The Loneliness of Dying (1982), Involvement and Detachment (1986), Die Gesellschaft der Individuen, e Studien über die Deutschen (1989).