Éfeso foi uma antiga cidade da costa ocidental da Ásia Menor. Situava-se, mais especificamente, entre Esmirna e Mileto e, juntamente com Antioquia e Alexandria, foi uma das cidades supremas do Mediterrâneo Oriental.
De fundação jónica, esta cidade fora logo habitada nos tempos pré-helénicos. Bastante cobiçada por vários povos da Antiguidade, já que era um importante centro de comércio, serviu, mais tarde, durante a invasão romana, de resistência do procônsul.
Éfeso tornou-se célebre também pelo templo dedicado ao culto da uma deusa da fertilidade, identificada como sendo Artemis e, de facto, esse mesmo templo foi considerado uma das sete maravilhas do mundo. Todavia, o edifício foi destruído pelos godos no século III.
As escavações efetuadas nas ruínas que restam desta cidade, revelaram diversos monumentos, entre os quais uma biblioteca com baixos- relevos na fachada.
Associado a esta cidade, está também o famoso Concílio de Éfeso, o qual fora convocado pelo imperador Teodósio II em 431 com o objetivo de discutir o nestorianismo, ou seja, a natureza de Cristo, se humana, se divina, ou ambas.