José Estaline (1878 – 1953), nome político de Iossif Vissarionovitch Dahugashvili, foi um estadista russo e secretário-geral do Partido Comunista da URSS.
Nascido no seio de uma família modesta, o espírito do jovem Estaline não tardaria a revelar-se revolucionário, pois leu Karl Marx secretamente e, em 1901, tornou-se membro do comité clandestino de Tiflis.
Mais tarde, detido na Sibéria, conseguiu fugir em 1904 e participou ativamente na revolução que teve lugar no ano seguinte, em 1905.
Dois anos depois, encontrou-se com Lenine em Londres e, em 1912, foi eleito para o Comité Central do PCUS. Em 1922, foi eleito secretário-geral e, um ano mais tarde, presidente do Conselho dos Comissários do Povo.
Após a morte de Lenine, em janeiro de 1924, lutou pelo poder contra Trotsky, Kamenev e Zinoviev, que acabou por derrotar e, em 1928, tornou-se o senhor absoluto da União Soviética.
Em 1941, tomou o título de primeiro-ministro e chefe supremo do Exército e, após a vitória contra a Alemanha nazi, centralizou o movimento comunista mundial, controlando politicamente parte da Europa central e de leste.