Situada no mar Egeu, Rodes é uma ilha grega, a maior do arquipélago Dodecaneso, com 1460 km2 de superfície e cerca de 120.000 habitantes. A sua capital homónima, Rodes, tem cerca de 50.500 habitantes.
No que diz respeito às atividades económicas, a sua maior fonte de riqueza é o turismo, mas outros sectores, como a agricultura, ou a pesca são também importantes.
A história de Rodes liga-se às culturas minoica, dórica e helénica, assim como à Pérsia. Após um período de poderio e expansão marítima, no século I, a ilha foi anexada, primeiro, pelos romanos e, depois, pelos bizantinos. Sofreu ainda influências genovesas e venezianas e foi sede dos Hospitalários ou Cavaleiros de Rodes, aquando da sua expulsão de Jerusalém.
Em 1522 foi dominada pelos turcos, que permaneceram em Rodes até 1912, quando foi ocupada pela Itália. Em 1947 foi integrada na Grécia.
A ilha é mundialmente famosa devido ao Colosso de Rodes, uma gigantesca estátua de Hélio, em bronze, que foi erguida à entrada do seu porto e faz parte das sete maravilhas do mundo. Construída de 303 a 281 a.C. por Cares de Lindos, esta estátua de 34 m de altura foi, no entanto, destruída por um terramoto em 223 a.C..