Acazias de Israel (Personagem da Bíblia)

Quem foi Acazias de Israel: Acazias é filho de Acabe, Rei de Israel ao Norte, e de Jezabel. Reinou em Israel por apenas dois anos, a partir de…

Quem foi Acazias de Israel

Acazias, também grafado Ocozias, (do hebraico Ahazyah, que em português significa ‘Javé apoderou-se’) refere-se a dois personagens da Bíblia, curiosamente ambos reis. Em deles é Acazias de Israel que reinava sobre o Reino do Norte (ou de Israel), e Acazias de Judá que reinava em Judá ou Reino do Sul.Acazias de Israel Além disso, ambos teriam uma relação familiar.

Adoração de Acazias de Israel a Baal

Acazias de Israel era filho de Acabe, Rei de Israel, e de Jezabel. Reinou em Israel por apenas dois anos, entre cerca de 850 a.C e 849 a.C. Tal como seu pai e antecessor, acompanhou a sua mãe na adoração idólatra a Baal e em especial a Baal Peor, o que terá encolerizado a Deus. Sobre este comportamento, a Bíblia relata no Primeiro Livro dos Reis (1 Reis 22:52-54): “Acazias, filho da Acabe, subiu ao trono de Israel, em Samaria, no ano dezassete de Josefá, rei de Judá. E reinou dois anos sobre Israel. Fez o que o Senhor reprova, imitando o comportamento de seu pai e de sua mãe e o exemplo de Jeroboão, filho de Nabot, que levou Israel a pecar. Prestou culto a Baal e adorou-o, provocando a ira do Senhor, Deus de Israel, exatamente como seu pai tinha feito.

Aliança de Acazias de Israel com Jeosafá

Acazias de Israel formou uma aliança marítima com Jeosafá, o rei que na altura governava em Judá, com o objetivo de fazer reviver o comércio marítimo com Ofir, e que incluía a construção de navios em Eziom-Gézer, no golfo de Acaba. Contudo, e de acordo com os relatos bíblicos, o projeto terá recebido a desaprovação de Deus, o que levou a que Jeosafá rejeitasse o empreendimento, e os seus barcos acabaram naufragados ao largo de Eziom-Gézer. Este episódio, onde é explicada a desaprovação divina é relatado no Segundo Livro das Crónicas, nomeadamente em 2Crónicas 20:35-37: “Jeosafá, rei de Judá, aliou-se com Acazias, rei de Israel, que o levou a praticar o mal. Aliou-se com ele para construir navios que fossem a Társis, e construíram-nos em Asiongaber. Então o profeta Eliézer, filho de Dodias, na cidade de Maresa, profetizou assim contra Josefá: «Dado que fizeste aliança com Acazias, o Senhor destruirá as tuas obras». De facto, os navios naufragaram e não puderam seguir para Társis“.

Num outro relato, no Primeiro Livro dos Reis (1 Reis 22:49-50) não é descrita qualquer desaprovação divina: “Josefá construiu de Társis para ir a Ofir em busca de ouro, mas não pode fazer a viagem, porque a frota naufragou em Asiongaber. Então Acazias, filho de Acabe, disse a Josefá: «Os meus homens podiam ir nos navios com os teus homens». Josefá, porém, não concordou“. Caso esta solicitação tenha sido feita antes do naufrágio, a recusa de Jeosafá talvez indicasse a sua falta de confiança em Acazias de Israel, além de precaução contra uma intrusão por parte do reino do Norte. Se pelo contrário a rejeição tenha sido feita após o naufrágio da frota, talvez tenha sido uma insinuação da parte de Acazias de que os homens de Jeosafá tinham falta de habilidade para manobrar os navios, e que eles eram os responsáveis pelo naufrágio. De qualquer forma, ambas as hipóteses indicam uma aliança frágil.

Acidente de Acazias de Israel

No seu segundo ano de reinado, Acazias caiu de uma janela do seu quarto no seu palácio na Samaria. O acidente, que o deixou ferido com gravidade, levou a enviar mensageiros ao oráculo Baal-Zebub, deus de Ecron para saber se os seus ferimentos seriam curados. O episódio é relatado no Segundo Livro dos Reis (2 Reis 1:2): “Acazias caiu na sacada do seu quarto, em Samaria, e ficou ferido. Então mandou mensageiros com o seguinte encargo: «Consultai Baal-Zebub, deus de Ecron, para ver se vou sarar destas feridas».”

Contudo, e pelo facto de ter enviado os mensageiros a um deus estrangeiro em lugar de pedir ajuda ao Deus de Israel, estes foram intercetados pelo profeta Elias, que enviou uma mensagem para Acazias. A mensagem dizia que, pelo facto de ter consultado um deus ímpio, não melhoraria e iria morrer por causa dessa doença. Em lugar de se humilhar, Acazias envia uma força de 50 homens, chefiada por um capitão, para lhe trazer Elias. Esta força, tal como uma outra que se lhe seguiu, foi também detida pelo profeta. Pouco depois a profecia de Elias é cumprida e Acazias morre sem se curar. Como não tinha filhos, sucede-lhe no trono o seu irmão Jeorão. Todo este episódio é relatado com grande detalhe no Segundo Livro dos Reis (2 Reis 1 – O Profeta do Senhor).

2095 Visualizações 1 Total
2095 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.