Conceito de Teoria da Mente
A teoria da mente (também designada por mentalização) é, de uma forma geral, a capacidade de explicar e predizer o comportamento humano através de fenómenos mentais (intenções, crenças e emoções), sendo uma etapa muito relevante no desenvolvimento cognitivo.
Pensa-se que a teoria da mente comece a surgir nas crianças em idade pré-escolar. Um dos sinais de que a criança esteja a adquirir esta capacidade é a noção de que alguém possa ter uma crença que não corresponde à realidade.
Tendo em consideração que vivemos em comunidade, a teoria da mente é uma capacidade frequentemente usada nas interações sociais. Através desta teoria partilha-se aquilo que se passa nas nossas mentes e o que se imagina que se passa na mente dos outros.
As pessoas recorrem à linguagem associada a estados mentais para atribuir pensamentos, crenças e desejos a outras pessoas e a si mesmas. Desta forma o desenvolvimento da linguagem também está associado ao desenvolvimento da capacidade de ter uma teoria da mente.
A aquisição desta teoria associa-se positivamente à capacidade de brincar de forma cooperativa, às competências sociais, e ajustamento escolar.
:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:
Comente ou leia outros comentários ou coloque as suas dúvidas sobre este tema
:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«: