Localidade de Abaré (Bahia)
Abaré é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado da Bahia no nordeste do Brasil. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2008 um total de 17. 342 habitantes distribuídos por uma área territorial de 1.704 km.
Em termos administrativos, o município é composto por dois distritos (Abaré e Ibó) e fazem parte dele diversos povoados, nomeadamente: Pambu, Icozeira, Lagoa de José Alves, as localidades do Distrito de Ibó, e as Agrovilas do Projeto Pedra Branca (Agrovilas formadas por remoção de famílias atingidas pela formação da Barragem de Itaparica). Um destaque ainda para o Povoado do Pambu, o mais antigo núcleo de povoamento desta região e onde primeiro chegou a colonização. Sua existência data do século XVII.
Toponímia
Abaré é uma palavra de origem indígena que significa “homem de batina”, uma expressão utilizada para designar os padres e missionários portugueses que chegaram à região com objetivo de converter os habitantes locais compostos sobretudo por povos indígenas.
História do Município
Em tempos primitivos, a região onde se localiza o município de Abaré era habitada por indígenas. Foi aí, junto às margens do rio São Francisco, que Garcia D’Ávila, um dos homens mais poderosos e ricos da Bahia e fundador da Casa da Torre, criou uma fazenda a que foi dado o nome de Fazenda Abaré. Mais tarde a fazenda é adquirida pela família Tolentino, de origem portuguesa e é já durante a primeira metade do século XIX que o jovem Nicolau Tolentino da Conceição chegou de Salvador para administrar a fazenda Abaré recebida de seu pai por doação. Nessa fazenda edificou a capela de Santo Antônio, em torno desta capela foram surgindo diversas casas de habitação formando-se um povoado ao qual foi dada a mesma denominação da fazenda.
Até meados do séc. XX a localidade foi distrito de Curaça, altura em que passou a pertencer ao município de Chorrochó. Alguns anos mais tarde, por força da Lei Estadual de 19.07.1962 é desmembrado deste município, juntamente com o distrito de Ibó, formando o município de Abaré. Na mesma data, Abaré é elevada à categoria de cidade.
Economia do município
A atividade econômica do Município centra-se sobretudo na agricultura e na pecuária, com especial destaque para a caprino cultura. Para o desenvolvimento destas actividades em muito contribui o rio São Francisco cujas terras que banha são especialmente propensas à agricultura e à criação de gado. Uma referência ainda para duas fábricas que se instalaram no município: uma produtora de blocos e uma outra de rações, as quais contribuem de forma decisiva para a criação de emprego e de rendimento.
HINO ABARÉ
Letra: Leonor Fontes Bastos
Música: Joaquim Tolentino
Abaré, linda flor do sertão
São Francisco se espraia gentil
A beijar-te, ó formoso rincão
Deste imenso e querido Brasil.
CÔRO
Abaré, Abaré, terra boa
Da garrida e feliz mocidade,
Que festiva o teu hino e te entoa
Ó formosa e querida cidade
II
O teu povo contente te diz,
Quanto é bom em teu seio viver,
Onde a vida transcorre feliz<br
Tenho paz, alegria e prazer.<br
III
Abaré, Abaré terra linda
Da Bahia um pedaço querido
Se de longe, a saudade não finda
Quanto eu gosto de aqui ter nascido.
IV
São Francisco, a correr murmurando
Mil louvores em tua intenção
Vai por certo, a outras plagas cantando
Que Abaré vive em meu coração.
REFRÃO
Abaré, Abaré, Terra boa…