Vida Útil (Contabilidade)

Conceito de Vida Útil: Vida Útil é um conceito contabilístico definido pelas normas internacionais de contabilidade como o período durante o qual uma entidade espera que um…

Conceito de Vida Útil

Vida Útil é um conceito contabilístico definido pelas normas internacionais de contabilidade como o período durante o qual uma entidade espera que um ativo esteja disponível para uso, ou o número de unidade de produção ou similares que uma entidade espera obter do ativo. Pode, desta forma, ser medido quer em termos temporais, quer em termos de utilização.

Este é um conceito imprescindível para a mensuração de diversos tipos de ativos, nomeadamente os ativos intangíveis e os ativos fixos tangíveis, os quais são depreciados periodicamente de acordo com as respetivas vidas úteis. No caso dos ativos intangíveis, é necessário que a entidade avalie se esta tem uma vida útil finita ou indefinida; no caso de ser finita, é necessário definir a duração ou a produção, procedendo à amortização em conformidade; no caso de ser indefinida, as normas estabelecem o ativo deva ser amortizado num período máximo de dez anos. Quanto aos ativos fixos tangíveis, a entidade deverá de igual forma avaliar se esta tem uma vida útil finita ou ilimitada (por exemplo terrenos, com exceção de pedreiras, por exemplo) e, no caso de ser finita, determinar a duração ou a produção; para este tipo de ativos, as normas estabelecem diversos métodos de depreciação tais como o método da linha reta, o método do saldo decrescente e o método das unidades produzidas.

323 Visualizações 1 Total
323 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.