Quem foi Nabal
Nabal (do hebraico, que em português significa ‘louco’) era descendente de Caleb, marido de Abigail, e pastor abastado da cidade de Maon, nas terras tribais de Judá, sendo mencionado na Bíblia, no Primeiro Livro de Samuel., mais especificamente em 1 Samuel 25.
Ficou conhecido por ser um homem que agia de forma cruel, impiedosa e inconsequente, daí o nome que lhe foi dado. O episódio bíblico sobre Nabal relata a recusa deste em apoiar David quando tal lhe foi solicitado. Durante os anos em que David comandou os seus homens em Judá, frequentemente perseguidos pelo rei Saúl, por várias vezes protegeu os donos de rebanhos da região dos ataques de salteadores. Contudo, quando David lhe pediu alguns alimentos para os seus soldados, que na altura se refugiavam naquelas terras, Nabal respondeu com rudeza e desprezo, chegando mesmo a apelidar David de servo foragido.
Perante tal recusa, David decidiu atacar e destrui-lo. Ao saber de tal incidente, Abigail, a bela e inteligente mulher de Nabal, decide intervir, indo pessoalmente ao encontro de David, oferecendo-lhe aprovisionamentos e pedindo-lhe misericórdia, conseguindo assim acalmar a sua raiva. Sem saber desta iniciativa, qual Abigail regressa, o marido encontrava-se deitado e entorpecido pela embriaguez a que o levara um banquete abundante em comida e em bebida. Na manhã seguinte Abigail conta-lhe o sucedido e este, fica de tal forma enfurecido ou eventualmente assustado, que “o seu coração congela e ele fica petrificado” (terá tido, provavelmente, um ataque cardíaco) e morre passados dez dias.
Ao saber da morte de Nabal, David terá exclamado “Bendito seja o Senhor, que defendeu a minha causa contra a afronta que Nabal me fez. O Senhor impediu-me de cometer um pecado: Ele fez recair sobre Nadal o mal que ele tinha planeado”. Pouco depois, David faz da bela e inteligente viúva Abigail a sua segunda esposa.