O Castelo do Alandroal localiza-se na vila do Alandroal, mais especificamente na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Évora, em Portugal. A sua construção demorou cerca de quatro anos, entre 1294 e 1298. Este monumento localiza-se no ponto mais alto da vila.
O castelo medieval foi erguido sob o reinado de D. Dinis, como é possível verificar numa inscrição epigráfica sobre uma das portas. A primeira pedra foi lançada a 6 de fevereiro de 1294 por D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis. No alçado oeste da Torre de Menagem pode-se verificar uma segunda inscrição que informa da conclusão da edificação, a 24 de fevereiro de 1298. Por fim, uma terceira inscrição, no torreão à direita do portão principal, refere o nome do seu construtor, identificado apenas como “Eu, Mouro Galvo”.
Em 1606 a maior parte das construções no interior da cerca estavam arruinadas. No século XVIII o conjunto perdeu a sua barbacã, demolida para dar lugar às edificações dos novos Paços do Concelho e da Cadeia da Comarca.
Por decreto de 16 de junho de 1910 o Castelo do Alandroal foi considerado como Monumento Nacional, mas as obras de consolidação e restauro apenas aconteceram a partir de 1940. Estas obras visaram a reconstrução de alguns troços de muralhas e a desobstrução da estrutura de numerosas casas que ao longo do tempo se adossaram às muralhas.
O Castelo do Alandroal tem um estilo gótico com uma planta oval, reforçada por três torres de planta quadrangular, nos ângulos, e uma Torre de Menagem adossada à cerca. O portão principal é ladeado por duas torres quadrangulares ligadas por uma cortina e encimadas por ameias de remate piramidal. A Torre de Menagem tem uma estrutura de planta quadrangular dividida por três pisos.