O que um Seguro Auto
Um Seguro Auto (ou mais corretamente, Seguro Automóvel) é um seguro de responsabilidade civil obrigatório por lei para todos os veículos terrestres com motor, bem como para os seus reboques, destinado a cobrir eventuais danos por estes provocados a terceiros. Em Portugal o seguro deve cobrir obrigatoriamente todos os danos provocados a terceiros, sejam eles materiais ou corporais (incluindo danos corporais às pessoas transportadas, excluindo o condutor do veículo). Já no Brasil o seguro obrigatório (DPVAT – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) apenas inclui a cobertura de danos pessoais provocadas a terceiros, sendo que os danos materiais são de cobertura facultativa.
Além das coberturas mencionadas, é possível contratar seguros que incluam outras coberturas, entre as quais:
- Cobertura de danos próprios, isto é, danos causados por acidente ao próprio veículo segurado; poderá incluir também perdas por furto, incêndio, raio ou explosão.
- Assistência em viagem para o veículo segurado e as seus passageiros, e que prevê, em caso de avaria ou acidente, o reboque do veículo, e o transporte de pessoas e bens.
- Diversos outros tais como a quebra isolada de vidros, atos de vandalismo e terrorismo, proteção jurídica, fenómenos naturais.
Franquia
Muitas vezes, associado ao seguro, nomeadamente a cobertura (facultativa) de danos próprios, está associada uma franquia. Esta franquia é não mais do que um montante fixo ou variável (percentual) do capital coberto pelo seguro que o tomador terá que disponibilizar aquando de um sinistro. Tal significa que o tomador do seguro é responsável por uma parte (a franquia) do prejuízo provocado pelo sinistro. A existência de tal franquia pemite, por norma, reduzir o prémio de seguro a ser pago pelo seu tomador.
Sistema Bónus/Málus
O Sistema Bónus/Málus é uma forma encontrada pela seguradoras para ajustar o valor do prémio de seguro ao histórico de sinistralidade associada ao veículo. Assim, quando o tomador do seguro faça novo contrato para o mesmo veículo, a seguradora poderá agravar o montante (málus) em caso de elevada sinistralidade, ou reduzir (bónus) em caso de baixa sinistralidade.