Conceito de Keiretsu
Os Keiretsu, termo japonês que em português significa fileiras económicas, são grupos empresariais cujas empresas que os integram colaboram entre si com fins estratégicos, em especial no que respeita a negócios internacionais.
Estes grupos empresariais, com origem no Zaibatsu são caracterizados por uma complexa teia de relações, geralmente caracterizados por relações contratuais informais, entre empresas pertencentes aos mais variados sectores de actividade como sejam a banca, a industria e a distribuição. Uma outra importante característica dos Keiretsu é o facto das relações entre os seus membros estarem claramente definidas numa escala hierárquica, existindo no topo uma empresa líder (geralmente a empresa responsável pela gestão da marca e pelos negócios internacionais) que apenas se relaciona com um conjunto de empresas que ocupam o segundo nível; estas últimas apenas se relacionam com as empresas de terceiro nível e assim sucessivamente.
Alguns exemplos de Keiretsu
Alguns exemplos de importantes Keiretsu japoseses são os casos da Mitsubishi, Mitsui, Toyota e Sumitomo. Fora do Japão, podem ser também encontrados alguns grupos empresariais com características de Keiretsu, entre as quais a inglesa Virgin Group e a indiana Tata Group ou ainda a Oneworld e a Star Alliance, duas importantes alianças do sector da aviação civil.