Bolchevismo

Breve olhar sobre o “bolchevismo”

“Bolchevismo” diz respeito a uma doutrina que fora professada pela extrema-esquerda do Partido-Social Democrata Russo. Com a liderança de Lenine desde 1903, este sistema político-social assumiu o poder logo após a Revolução de Outubro de 1917.

O nome provém do facto de, aquando da Conferência de Londres, em 1903, a ala esquerda do mesmo partido ter obtido a maioria (bolche, em russo, significa “mais”, “maioria”). Já as origens dos bolchevistas remontam a 1883, altura em que Plekhanov e Axelrod fundaram o Grupo para a Emancipação do Trabalho. Do ponto de vista ideológico, aceitavam e seguiam as linhas orientadoras genéricas da doutrina de Karl Marx, a saber, o materialismo histórico e dialético, a necessidade da revolução proletária e a luta de classes. No âmbito político, preconizava instaurar o comunismo. Caracterizava-se, também, pela ditadura do proletariado realizada pelos sovietes, pela supressão da propriedade privada e pela total socialização dos meios de produção. Combatia todas as ideologias divergentes e assumia-se inimigo declarado de todas as religiões, pois, na sua perspetiva, estas oprimiam a visão científica do mundo.

Em março de 1918, os bolchevistas passaram a denominar-se «Partido Comunista», embora o termo só tenha sido suprimido de vez por Estaline, em 1952.

233 Visualizações 1 Total
233 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.