Conceito de Momento Angular
O Momento Angular (símbolo L) (também designado momentum angular ou quantidade de movimento angular) de um corpo é uma grandeza física relacionada como a rotação desse corpo em torno de um eixo, podendo ser definido como um vetor perpendicular à quantidade de movimento associada a um corpo em movimento de rotação em torno de um ponto fixo. Algebricamente: L = r.mv, em que: L é é o momento angular; r o vetor raio entre o objeto e o eixo de rotação; m a massa do objeto e; v o vetor velocidade linear do objeto. A imagem abaixo ilustra graficamente cada uma destas variáveis.
O momento linear pode ser também dado em termos da velocidade angular do objeto, passando a ser definido como o produto do seu momento de inércia em relação a esse eixo (I) pela sua velocidade angular de rotação (w): L = I.w., sendo I = m.r2 e w = v/r.
A partir deste conhecimento do cálculo do momento angular, e tendo em conta um dos princípios fundamentais da física que afirma que “na ausência de quaisquer forças externas, a quantidade de momento angular total num determinado sistema físico é mantida”, é possível prever mudanças na velocidade de rotação dos planetas e de outros astros, ou calcular as trajetórias em torno de estrelas, etc.