Biografia de Oliver Heaviside
Oliver Heaviside (Londres, 18 de maio de 1850 – Torquay, 3 de fevereiro de 1925) foi um importante matemático, físico e engenheiro inglês, com trabalhos de grande relevância na área da eletricidade e do eletromagnetismo.
Com 16 anos abandona os estudos para seguir o sonho de ser telegrafista. Nos seus tempos livres dedica-se ao estudo da electricidade e, inspirado pelo Tratado de Electricidade e Magnetismo de Maxwell, chega mesmo a publicar alguns artigos científicos. Apesar dos seus importantes contributos para o electromagnetismo, Oliver Heaviside ficou mais conhecido pelo estudo da análise vectorial e pela introdução do cálculo operacional para resolver equações diferenciais dos circuitos, tornando-as equações algébricas facilmente resolúveis.
Heaviside era da opinião de que não se devia perder demasiado tempo em demonstrações de algo que intuitivamente parecia estar certo, facto que o tornou alvo de fortes críticas por falta de rigor matemático. Chegou mesmo a resolver equações diferenciais usando métodos cuja demonstração rigorosa ocupou várias gerações de matemáticos.
Um dos seus mais relevantes contributos para a ciência foi o seu postulado em 1902 sobre a existência da ionosfera que permitia que ondas de rádio fossem transmitidas entre continentes.