Obsidiana (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é a Obsidiana: O termo Obsidiana designa um tipo de rocha vulcânica com 65% ou mais de sílica (SiO2 – dióxido de silício) na sua composição química…

O que é a Obsidiana

O termo Obsidiana designa um tipo de rocha vulcânica com 65% ou mais de sílica (SiO2 – dióxido de silício) na sua composição química, apresentando semelhanças com uma massa de vidro escuro. pedraA sua formação ocorre quando uma lava de composição félsica e baixo teor em água (menos de 1% da sua massa) arrefece de forma rápida, antes que haja tempo suficiente para a formação de cristais em quantidade elevada. É este rápido arrefecimento que, associado à riqueza de silicatos das lavas félsicas e que induz elevada viscosidade de polimerização que inibe a difusão atómica, dificulta a cristalogénese, levando à vitrificação. Pelo facto de não ser cristalina, a obsidiana é classificada como um mineralóide e não um mineral.

A sua natureza vítrea confere-lhe uma elevada dureza (5 a 6 Mohs) e simultaneamente um grande fragilidade, produzindo lâminas afiadas quando fratura. Devida a esta sua característica, a obsidiana foi utilizada no passado para a produção de ferramentas de corte e de perfuração (por exemplo pontas de setas), e ainda hoje é utilizada para a produção de lâminas para instrumentos de grande precisão.

Algumas formas intermédias da obsidiana são a pedra pomes, que ocorre quando a percentagem de água ultrapassa os 2% ou 3%, dando origem a micro-bolhas na lava em arrefecimento; e a retinite, uma massa também amorfa mas com grandes percentagens de inclusões cristalinas e sem o brilho vítreo típico da obsidiana.

403 Visualizações 1 Total
403 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.