Nidação

Apresentação do conceito de Nidação: Nidação é a implantação do embrião no endométrio uterino, é alcançado através do contacto entre o (…)

Conceito de Nidação

Nidação é a implantação do embrião no endométrio uterino, é alcançado através do contacto entre o blastocisto e a superfície uterina mediante complexas interações entre fatores de origem materna e embrionária. É uma característica comum a todos os mamíferos mas no ser humano é única e nenhum outro mamífero fornece um modelo verdadeiro que o retrate exatamente, daí que os mecanismos envolvidos no processo ainda não sejam totalmente conhecidos pois não há muitos dados disponíveis desta fase inicial.

É um evento que ocorre 6-7 dias após a fecundação, entre o dia 20-24 do ciclo e é extremamente importante pois caso não ocorra o blastocisto degenera e é expelido durante a menstruação, não existindo gestação. Calcula-se que aproximadamente 40% dos ovos não experimentam nidação.

A superfície do endométrio é geralmente repelente da aderência de células na maior parte das vezes e apenas se torna recetiva num período de tempo específico devido a uma estimulação hormonal adequada por parte das hormonas ováricas, estrogénio e progesterona. Existe assim uma janela de implantação em que para que ocorra a nidação o embrião deve também ter atingido o estado de desenvolvimento conveniente. Tem que existir portanto uma sincronia entre o desenvolvimento de embrião e a preparação do endométrio.

Em tratamentos de fertilidade com uma baixa taxa de gestação em que a taxa de fecundação é elevada a causa para uma não gravidez dever-se-á provavelmente a uma falha nesta sincronização.

A nidação ocorre em três fases, uma primeira chamada de aposição que é uma adesão inicial ainda instável do blastocisto à parede uterina, seguida da uma adesão que é mais estável onde aumenta o contato físico entre o blastocisto e o epitélio uterino e uma fase final onde ocorre a penetração e invasão no endométrio no terço interno do miométrio e vasculatura interina.

Por volta dos 10 dias o embrião já se encontra totalmente contido dentro do endométrio, que o começa a nutrir, e inicia a produção de uma hormona chamada HCG, hormona gonadotropina humana, que tem como principal função impedir a degeneração do corpo amarelo, essencial à manutenção do endométrio, permitindo que a nidação se mantenha. É através da presença desta hormona no sangue que se confirma a gravidez.

1449 Visualizações 1 Total
1449 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.