Mao Tsé-Tung foi um militar e político chinês, estandarte da grande revolução que a China conheceu no decorrer do século XX e que logrou arrancar o povo da desesperada condição económica e social em que vivia, instaurando, deste modo, um regime de tipo socialista através da ditadura do proletariado.
Mao Tsé-Tung nasceu em 1893, no seio de uma família modesta, oriunda do interior rural da China. Para ingressar nos seus estudos, Mao teve de ir para a cidade, o que fez com que começasse a contactar com a vida política do país. Ainda jovem, aderiu ao marxismo e tornou-se membro da direção do Partido Comunista em 1923. Mais tarde, em 1931 reagiu contra a opinião dos mais ortodoxos estrategistas marxistas e fundou as suas milícias revolucionárias organizando os camponeses. Foi, neste sentido, que constituiu a República Soviética Chinesa.
Em 1934, encurralado por Chang-kai-Chek, Mao iniciou, juntamente com o seu exército de camponeses, a Longa Marcha, êxodo de quase um milhão de pessoas que percorreram milhares de quilómetros.
Contudo, em 1949, depois de uma longa guerra civil, Mao conseguiu assegurar o domínio total do país, procurando incrementar uma revolução social e industrial na China. Deu, ainda, início à revolução cultural e tornou-se num líder incontestado.
Mao foi ainda um poeta e autor de numerosos livros de teoria política, como o famoso «Pequeno Livro Vermelho», uma compilação de notas sobre a prática revolucionária.
Mao Tsé-Tung faleceu em 1976, em Pequim, vítima de um infarto do miocárdio.