Conceito de Água Fóssil
O termo Água Fóssil (ou paleoágua) designa a água subterrânea não magmática retida em qualquer formação rochosa durante um longo intervalo de tempo e mantida fora da influência dos agentes atmosféricos. Estas águas podem estar retidas por períodos que vão desde alguns milhares de anos, até muitos milhões. Por exemplo, na mina de Timmins, no Canadá foi encontrada água que os cientistas calculam ter mais de 2.500 milhões de anos, ou seja, está aprisionada desde uma altura em que a Terra tinha menos de metade da idade que tem atualmente.
O maior reservatório conhecido de água fóssil em todo o mundo é o Sistema Aquífero do Arenito Núbio, localizado na parte oriental do Deserto do Saara, entre a Líbia, Egipto, Chade e Sudão. Cobre uma área de cerca de 2.000.000 km² e estima-se que contenha 150.000 km³ de água. Referência também para o Lago Vostok, o maior lago subglacial da Antártica, localizado a aproximadamente 800 metros abaixo da superfície do manto de gelo no leste da Antártida, e para o Aquífero Ogallala localizado nos Estados Unidos e que constitui uma importante fonte de água na região árida em que se localiza.
Alguns aquíferos de água fóssil são de grande importância para as populações locais mas, por não serem renováveis, estão rapidamente a desaparecer, sobretudo em locais mais áridos onde são intensivamente explorados.