O que é a Filosofia da Região
A Filosofia da Região é uma disciplina filosófica que estuda os problemas metafísicos, epistemológicos, éticos e lógicos levantados pela religião. Por exemplo: Será que Deus existe? É possível fazer uma descrição coerente dos atributos normalmente afirmados de Deus? Será a existência de Deus compatível com a existência do mal? O grande objetivo da filosofia da religião é portanto o de investigar, por processos estritamente racionais, as crenças religiosas, com o fim de determinar o seu significado e de saber se são justificadas.
Apesar da existência de uma grande diversidade de religiões, caracterizadas por uma infinidade de formas de adoração, dogmas, rituais e experiências espirituais, os estudiosos da filosofia da religião concentram as suas pesquisas nas três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, pois são estas as que se destacam de forma mais consistente na oferta de um sistema lógico e elaborado sobre a origem e o comportamento do Universo. Pelo contrário, as Religiões Orientais são sobretudo uma filosofia de vida.
A filosofia da religião utiliza nos seus estudos métodos históricos e comparativos, filológicos e antropológicos. Os métodos históricos e comparativos comparam as várias religiões no tempo e no espaço, tentando identificar os aspectos mais comuns e as diferenças, para verificar o que constitui a essência do fenómeno religioso. Os métodos filológicos fazem o estudo comparativo das línguas, com o objetivo de encontrar as palavras utilizadas para descrever e expressar o sagrado e suas raízes comuns. Os métodos antropológicos procuram reconstruir o passado religioso tendo por base a etnologia (estudo dos povos primitivos e atuais, suas instituições, crenças, rituais e tradições).