Fatalismo

Significado de Fatalismo

O termo Fatalismo designa uma doutrina ou tese filosófica segundo a qual determinados acontecimentos são inevitáveis, independentemente do que possa ser feito ou decidido. O termo tem origem no latim fatum, (que em português significa ‘fado ou ‘destino’) e significa a crença ou aceitação de um poder ou lei superior (o fatum) que de modo cego e implacável rege o curso das coisas, e a que ninguém, por sua própria vontade, pode evitar. Assim, tudo o que acontece já estava destinado a acontecer, de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana.

Embora próximo do conceito de determinismo, o fatalismo (ao contrário do determinismo) não implica a ideia de causalidade. Opõe-se contudo ao livre-arbítrio que defende que os seres humanos têm liberdade de escolha ou de auto-determinação, podendo influenciar e alterar o curso dos acontecimentos.

As teses e doutrinas fatalistas teve um grande peso no pensamento filosófico e na própria cultura greco-romana e sobre o pensamento religioso dos antigos hebreus. Embora de forma ligeiramente diferente, o fatalismo está também presente na doutrina cristã da ‘Divina Providência’, sendo geralmente apresentado como ‘predestinação’.

687 Visualizações 1 Total
687 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.