Biografia de André Marie Ampère (1775-1836)
Nascido em 1775, na cidade de Lion em França, André Marie Ampére tornou-se célebre pelos seus contributos para o estudo do electromagnetismo. Foi professor de física, química e matemática na sua cidade natal e em Bourg. A grande reputação como professor e como investigador leva a que alguns anos mais tarde seja convidado para leccionar na Escola Politécnica de Paris. Aí ensina matemática e mecânica juntamente com Cauchy e trabalha em equações diferenciais, teoria dos jogos e geometria analítica. Em 1814 é eleito membro da Academia das Ciências francesa.
Com base na descoberta do dinamarquês Hans C. Orsted em 1820 de que a agulha de uma bússula era desviada por um fio atravessado por uma corrente eléctrica, Ampère realiza novas experiências com correntes e campos magnéticos e dá novas explicações para o fenómeno, demonstrando que actuam forças magnéticas entre fios atravessados por corrente eléctrica. Estas experiências e as teorias do electromagnetismo a partir delas formuladas vieram permitir também a construção de um grande número de aparelhos electromagnéticos, entre os quais o galvanómetro, o telégrafo e o electroíman.
Outro importante contributo de Ampére para a ciência foram as suas investigações em óptica, tendo defendido, juntamente com Fresnel, a teoria ondulatória da luz em oposição à teoria corpuscular defendida por Laplace e Biot.
Principais obras científicas
- Considerações sobre a Teoria Matemática do Jogo
- Teoria dos Fenômenos Eletrodinâmicos
- Ensaio sobre a Filosofia das Ciências
- Coleção de Observações Electrodinâmicas
- Teoria Precisa dos Fenómenos Electrodinâmicos