Cabinda (Angola)

Apresentação da Província de Cabinda

CabindaCabinda é uma das 18 províncias de Angola, e aquela que se localiza mais a norte, formando um enclave entre a República do Congo, a República Democrática do Congo e o Oceano Atlântico. Ocupa uma área territorial de 7.283 km2 e possui cerca de 716.000 habitantes. Divide-se em quatro municípios, nomeadamente: Belize, Buco Zau, Cabinda e Cacongo (ex-Landana). A sua capital é a cidade de Cabinda, também chamada Tchiowa. A sua população é maioritariamente bantu, mais especificamente a um grupo que antigamente era chamado de Fiote.

Economia de Cabinda

Relativamente à atividade económica da região salienta-se a exploração petrolífera que, de todos, é o setor que mais contribui para a riqueza de Cabinda. Apesar da importância do petróleo, uma referência também para a indústria da madeira, para a agricultura e para a pecuária.

Património Cultural, Histórico e Natural

A província de Cabinda mantém ainda hoje as suas tradições antigas, perpetuadas sobretudo pelos Bakama, grupos culturais que surgem em eventos festivos vestidos com folhas de bananeira e ostentando ricas máscaras pintadas.

Relativamente ao seu património histórico-arquitetónico, salienta-se o Cemitério dos Reis de Cabinda, que alberga dezenas de esculturas que decoram os jazigos, o Marco Histórico do Tratado de Simulambuco que assinala um acordo assinado em 1885 entre os príncipes de Cabinda e os reis de Portugal, e ainda outros inúmeros locais e monumentos, tais como: as Ruínas da Velha Sé Episcopal do séc. XVI, a Igreja de Lândana do séc.XX construída ao lado da Missão católica da Vila de Lândana, o Palácio do Povo, o Museu de Cabinda, a Igreja de S.Tiago, a Igreja da Nossa Senhora Rainha do Mundo, a Igreja da imaculada Conceição, a Igreja Mboca e a Igreja de Santo António.

Quanto ao seu património natural e paisagístico, salienta-se a Reserva Florestal de Kakongo (Maiombe), que cobre uma área de 650 km2, e que contém uma floresta tropical quase impenetrável e com uma fauna riquíssima onde podem ser encontrados gorilas, chimpanzés, elefantes e uma variedade imensa de aves, algumas muito raras. Uma referência para o Pântano de Lândana, um verdadeiro santuário para pelicanos e flamingos, para a foz do Rio Chiloango, um local de extraordinária beleza, e para as diversas praias costeiras.

888 Visualizações 1 Total
888 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.