Mitologia Zulu

Apresentação da Mitologia Zulu

A Mitologia Zulu caracteriza-se pela existência de diversas divindades, geralmente associadas a animais com fisionomias estranhas ou a eventos e fenómenos naturais. O mais importante de todos os deuses zulus é Unkulunkulu, o deus criador da humanidade, criado em Uhlanga, um enorme pântano coberto de juncos. Outras divindades importantes são Umvelinqangi (deus dos trovões e dos terremotos), Mamlambo (deusa dos rios), Nokhubulvane (deusa do arco-íris, da chuva e da agricultura). Além dos inúmeros deuses, existem diversas outras criaturas e espíritos, entre os quais os espíritos ancestrais e os tokoloshe, criaturas do mal criadas por feiticeiros revoltados que pretendem castigar alguém.

Tradicionalmente os zulus consideram que cada ser humano é formado por três partes: o corpo físico (inyama yomzimba ou umzimba); a respiração ou força vital (umoya womphefumulo ou umoya); e a ‘sombra’, prestígio ou personalidade (isithunzi). Quando a pessoa morre, o umoya abandona o umzimba, mas este pode continuar a viver como um espírito ancestral (idlozi), mas apenas se determinadas condições forem respeitadas durante a vida, nomeadamente demonstrar respeito e generosidade para com os outros. A demonstração de respeito e generosidade contribui para aumentar o isithunzi; pelo contrário, agir de forma negativa em relação aos outros leva à redução do isithunzi, podendo levar a que este desapareça completamente.

De acordo com uma lenda zulu, no início a Terra estava coberta por uma neblina muito densa que não deixava ver nem o Sol nem a Lua e não existiam ventos ou tempestades. Nessa altura não existiam palavras e as pessoas comunicavam apenas através da mente. Mas um dia, os Chattily, deuses com três olhos e pele de lagarto, desceram à Terra em forma de línguas de fogo e deram às pessoas a capacidade de falar. Mas tal levou a que fossem criadas tantas línguas diferentes que dividiram os povos em diferentes grupos. A formação de diversos grupos com pensamentos e ideias diferentes levaram aos conflitos que perdurarão para sempre.

1160 Visualizações 2 Total
1160 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.