Clube Desportivo das Aves

O Clube Desportivo das Aves (CD Aves) é um clube português sediado na freguesia de Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto.

Fundação: 12 de novembro de 1930

Cidade/país: Santo Tirso, Portugal

Estádio: Estádio do Clube Desportivo das Aves

Cor equipamento principal: vermelho e branco

História:

O Clube Desportivo das Aves foi fundado na freguesia de Vila das Aves a 12 de novembro de 1930. A origem do CD Aves remete para um grupo de amigos que se reunia com regularidade na Sapataria do Pedras, junto ao mercado da vila. José Pedrosa Mendonça Balsemão, na altura com 22 anos, foi o principal mentor para a criação do clube, uma ideia apoiada por António Pinto Lobão, José Castro Pedras, Joaquim Castro Pedras, António Ferreira da Silva Costa e Silvério Patrício Costa Cruz.

A atividade futebolística começou na época 1931/32 com a criação da equipa de honra e outra de reservas, ambas denominadas “Onze Vermelhos das Aves”, numa analogia ao nome que era atribuído na época à seleção belga de futebol – “Onze Diabos Vermelhos”.O primeiro jogo da equipa aconteceu a 26 de abril de 1931, no Campo da Passarada, no Lugar da Tojela, contra o Negrelos Sport Club. No entanto, o primeiro jogo oficial dos Onze Vermelhos das Aves realizou-se frente ao Sporting Club de Guimarães a 13 de setembro de 1931. Em 1932 o nome foi alterado para a denominação atual – CD Aves – por recomendação das autoridades oficiais da época.

A primeira participação em provas oficiais aconteceu na época 1932/33 no Campeonato Regional da II Divisão da Associação de Futebol do Porto, tendo-se sagrado, dois anos mais tarde, campeão concelhio. O clube rapidamente conquistou resultados que permitiram alcançar o patamar distrital. Em 1972/73 o CD Aves subiu à II Divisão Nacional e na década seguinte encontrou o caminho dos maiores sucessos desportivos, sendo um dos poucos clubes de Portugal que, tendo ascendido à segunda divisão, se manteve sempre nas competições profissionais. Na temporada 1984/85 o clube sagrou-se Campeão Nacional da II Divisão e alcançou o patamar mais alto do futebol nacional sob o comando do professor Neca.

Nas temporadas 1990/2000 e 2005/06 a equipa subiu novamente ao principal escalão, facto que repetiu em 2017.

Estádio:

O Desportivo das Aves joga no Estádio do Clube Desportivo das Aves, inaugurado a 8 de dezembro de 1981. Ao longo dos anos, o estádio tem sofrido remodelações no sentido de se tornar mais capaz para receber as competições nacionais. Nas bancadas centrais foram colocadas cadeiras na época 2006/2007 e a lotação ronda atualmente cerca de nove mil lugares. O Estádio tem ainda uma pista de atletismo.

287 Visualizações 1 Total
287 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo