Atenção

Apresentação do conceito de Atenção – A atenção é um mecanismo cognitivo através do qual exercemos controlo voluntário a sobre a nossa atividade (…)

Conceito de Atenção

A atenção é um mecanismo cognitivo através do qual exercemos controlo voluntário a sobre a nossa atividade cognitiva e comportamental. Este mecanismo é dependente do controlo voluntário e da consciência que se emprega a esses fenómenos enquanto formas de processamento. A atenção é um processo complexo, de natureza hierárquica e multimodal, que permite o processamento de informação sensorial, cognitiva ou motora, sendo impossível processar todos os estímulos com os quais nos confrontamos.

A atenção pode estar relacionada com 1) o tipo de concentração numa tarefa mental, na qual são selecionados determinados estímulos percetivos, ao mesmo tempo que existe uma tentativa de excluir os estímulos interferentes, para um processamento posterior; 2) ato preparatório para a receção de mais informações, e 3) a possibilidade de se receber várias mensagens ao mesmo tempo, focando apenas uma informação e deixando “cair” todas as outras.

Quando a atenção é atraída por um estímulo no ambiente, o processamento é bottom-up, por sua vez, quando se concentra a atividade mental com o objetivo de prestar atenção a um estímulo específico diz-se estar perante um processamento top-down.

Há vários conceitos associados à atenção como o de esforço, motivação (quanto maior a motivação, maior a atenção na tarefa), automaticidade (a repetição da tarefa, leva a que a resposta se automatize e os níveis atencionais deixem de ser tão elevados), relevância e seleção.

Existem vários tipos de atenção. O estado de alerta refere-se a um nível primário dos processos atencionais e constituiu-se como o nível de base para o processamento de informação externa e interna; a atenção sustentada tem a ver com a capacidade de manter o foco de atenção necessário para que a tarefa seja realizada de uma forma continuada, e resistente às condições de cansaço e distração; já a atenção seletiva apresenta-se como o nível hierárquico superior dos processos atencionais, compreendendo subprocessos como a seleção do foco de atenção, alternância no foco de atenção, distribuição da atenção por vários estímulos e inibição de estímulos interferentes.

A atenção tem como funções facilitar a descodificação da informação, selecionar a informação e o controlo executivo.

1274 Visualizações 1 Total
1274 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo