Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Anorexia Nervosa

Apresentação do conceito de Anorexia Nervosa, ma perturbação alimentar caracterizada por um baixo peso, medo excessivo de engordar e recusa em manter um peso normal…

Conceito de Anorexia Nervosa

A Anorexia Nervosa é uma perturbação alimentar caracterizada por um baixo peso, medo excessivo de engordar e recusa em manter um peso normal, padrões alimentares desadequados e significativa distorção da percepção do tamanho e formas corporais.

Não deve ser confundida com a simples perda de apetite, com recusa momentânea em comer ou com uma dieta.

É possível identificar dois tipos de Anorexia. No tipo restritivo o paciente limita a quantidade de alimentos ingeridos a uma quantidade inferior às suas necessidades calóricas. No tipo ingestão compulsiva /purgativo, além da restrição alimentar, registam-se comportamentos purgativos (vómito induzido, uso de diuréticos e laxantes) quer após um episódio de ingestão compulsiva (excessiva), quer após a simples ingestão de alimentos.

Os pacientes com Anorexia Nervosa utiizam diversas estratégias para perder peso: dieta rigorosa (e.g. evitar comer durante longos períodos de tempo, restringir a quantidade total de comida ingerida); realização de exercício físico excessivo; uso de comprimidos dietéticos; comportamentos purgativos. Para se protegerem da avaliação dos outros é comum a ocultação da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos (e.g. dispersar a pouca quantidade de comida no prato; evitar comer ao pé de outras pessoas).

Mesmo perante a perda de peso acentuada, os pacientes continuam a ver-se como muito gordos uma vez que sofrem de uma distorção da imagem corporal que não lhes permite ter uma percepção realista.

Na origem da Anorexia Nervosa está uma complexa combinação de factores de ordem psicológica, ambiental e biológica. São de destacar: baixa auto-estima; perfeccionismo; necessidade de agradar os outros; veiculação, por parte dos meios de comunicação social, da magreza como ideal de beleza; exercício de profissões que promovam a magreza (e.g. ballet, moda); eventos desencadeadores de stress emocional (abuso, perdas, mudanças, conflitos interpessoais); alterações hormonais; genética; deficiências nutricionais.

A Anorexia Nervosa é uma doença com um impacto muito acentuado na saúde podendo, perante a ausência de tratamento adequado, conduzir à morte. Algumas das consequências para a saúde são: anemia; cabelos finos e quebradiços; baixa tensão arterial; arritmia cardíaca; alterações renais; maior sensibilidade ao frio; obstipação; dor abdominal; fadiga; pelugem muito fina no corpo e na face (lanugo); osteoporose; ausência da menstruação nas raparigas.

São igualmente comuns diversas alterações no funcionamento mental: dificuldades de concentração, depressão, ansiedade, irritabilidade, alterações de memória, distúrbios do sono.

Um dos grandes desafios para o tratamento desta perturbação é a consciencialização do problema por parte do paciente já que a negação é muito comum nestes casos. À semelhança das outras perturbações alimentares, será necessária a articulação entre diferentes profissionais de saúde (médico de clínica geral, psiquiatra, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, endocrinologista).

801 Visualizações 3 Total
801 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo