Agenda-Setting ou Teoria do Agendamento

O Agenda-Setting foi uma teoria desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 70. De acordo com a formulação clássica desta hipótese, os consumidores tendem a considerar como mais importantes os assuntos veiculados com mais frequência na cobertura jornalística. Deste modo, são os media que cedem ao público a compreensão de grande parte da realidade social, pelo que poderemos considerar que cabe aos media dizer às pessoas sobre o que devem pensar.

Com o Agenda-Setting é possível perceber que é através da selecção de determinadas notícias que os editores constroem a realidade política, social, entre outras. A forma como as notícias são mantidas ou retiradas da agenda pública determina e influencia o modo como nós entendemos e nos relacionamos com a realidade informativa, que também é valorizada e influencia a maneira como essa realidade é por nós valorizada.

Assim, o público em geral, em função destas escolhas, fica a conhecer determinado assunto que lhe está a ser transmitido, ficando de igual forma a saber qual a importância que deve atribuir a essa mesma questão, em função da sua relevância, presença, persistência, entre outras características, da notícia na agenda mediática.

Existem certos tipos de matérias/protagonistas que estão constantemente no espaço mediático que nos leva a reflectir sobe a lógica de critérios/escolhas feitas pelos jornalistas. De facto, a própria construção da notícia é já uma escolha, uma vez que o jornalista tem de escrever o texto de maneira inteligível, coerente, coeso e tem de saber organizar e escolher os dados disponíveis (quando escolho algo, estou a prescindir de outra e o trabalho jornalístico é um trabalho de selecção).

O trabalho jornalístico implica uma selecção criteriosa com base em decisões que devem estar claras aos olhos do público – quais são as questões que devemos saber e sobre quais devemos pensar.

Em suma, a teoria do Agenda-Setting constitui um tipo de efeito social dos media que compreende a selecção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

128 Visualizações 8 Total
128 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo