Granuloma Piogénico Oral

Granuloma Piogénico oral refere-se a uma lesão hiperplásica, em fórma de nódulo com diferentes tamanhos, dependendo da sua evolução. É uma doença com uma grande componente vascular, mas que pode às vezes apresentar-se ulcerada. Por causa da sua vascularidade pode sangrar espontaneamente ou

Granuloma Piogénico

 

 

 

É mais frequente em indivíduos do sexo feminino, em especial durante a gravidez. Nestas ocasiões é conhecido por granuloma gravídico (ou tumor gravídico). Regra geral, durante a gravidez, o tumor começa a desenvolver-se aos 3 meses, mas atinge o seu ápice e o nível maior de incidência ao sétimo mês. É possível que o aumento do granuloma esteja relacionado com o aumento gradual de estrogénio e progesterona durante a gravidez. Em algumas pessoas, a má Higiene Oral e consequentes problemas periodontais que derivam daí podem ser factores que facilitam o aparecimento do granuloma piogénico. Visto que existe uma maior propensão para a gengivite durante a gravidez, esta também é uma causa permissível para o granuloma piogénico na grávida. A maioria das lesões são pediculadas, apesar de algumas vezes elas serem sésseis.

É possível verificar o tempo em que o granuloma piogénico existe, visto que granulomas piogénicos jovens apresentam uma cor vermelha viva, em vista da sua grande vascularização, e granulomas mais antigos apresentam uma cor mais rosada e estarem mais colagenizadas.

Granuloma Piogénico

Há casos em que uma lesão com as mesmas características e histologia do granuloma piogénico forma-se em alvéolos dentários após a extracção. Essas lesões são epúlides granulosas, e são resultado direto da remoção do tecido dentário e uma reacção granucional ao sequestro ósseo do alvéolo dentário.

A velocidade de crescimento do granuloma, a sua grande vascularização, o seu formato, bem como a hemorragia abundante regra geral preocupa quer os clínicos quer os pacientes, e é necessário que seja feito um diagnóstico diferencial para se despistar a presença de um tumor maligno.

O diagnóstico diferencial de lesões semelhantes podem ser: lesão periférica de células gigantes, fibroma, parúlide, hemangioma, neuroma, mucocela, tumor da glândula salivar acessória.

Para se saber qual destas lesões está presente, regra geral uma história clínica, radiografias periapicais e oclusais e observação clínica (verificar se existem calcificações dentro da lesão), bem como uma biópsia são métodos eficientes para se definir que tipo de lesão estamos presentes.

Caracteristícas Histopatológicas

O Granuloma Piogénico tem uma proliferação altamente vascular, e por isso é chamado de granuloma, visto que o seu formato lembra tecido de granulação. Existem numerosos canais pequenos e grandes, revestidos por endotélio, que são formados, e estão obliterados por hemácias. Às vezes, os vasos são organizados em agregados lobulares, e alguns patologistas fazem o diagnóstico diferencial atra´ves desta característica. Regra geral, a superfície é ulcerada e substitui por uma membrana fibrinopurulenta espessa. Um infiltrado celular inflamatório misto de neutrófilos, plasmócitos e linfócitos é formado. Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou linfócitos B. Estes linfócitos têm um papel importante na defesa do corpo.

Tratamento do Granuloma Piogénico

Os granulomas piogénicos da gravidez, são resolvidos naturalmente. Visto que existe uma estabilização hormonal após a gravidez, o granuloma resolve-se sem tratamento, ou por desaparecer ou sofrem uma maturação fibrosa e lembram um fibroma. Se após o parto, não desaparecer, recomenda-se a excisão.

Nos casos em que não são relacionados com a Gravidez, o tratamento do granuloma Piogénico exige uma excisão cirúrgica de todo o tecido afetado. Isso significa que a excisão deve ser feita abaixo do periósteo e os dentes adjacentes também devem ser raspados eficazmente para remover qualquer fonte de irrigação contínua. Contudo, a possibilidade de recidivar existe e é frequente.

Por outro lado, para o tratamento da doença, também pode ser necessário remover os factores que a causam (como por exemplo a má Higiene Oral, ou alguma prótese mal adaptada).

3243 Visualizações 1 Total
3243 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.