Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Design de Comunicação

Design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens transmitida.

design-comunicação

Design de comunicação é uma disciplina relativamente jovem, a sua história remonta ao surgimento da arte gráfica, do design gráfico, no início do século XX, porque o design de comunicação de uma forma ou de outra, depende do design gráfico.

Segundo o International Council Societies of Industrial Design – ICSDI (2008), design é uma actividade criativa cujo objectivo é estabelecer as qualidades multifacetadas de objectos, processos, serviços e sistemas em todo o seu ciclo de vida. Portanto, design é o factor central de humanização das tecnologias inovadoras e o factor crucial de intercâmbio cultural e económico.

Design de comunicação é uma disciplina híbrida, que se situa entre o design e o desenvolvimento de informação/comunicar, e que se foca fundamentalmente na criação e transmissão de informação, na forma como os vários media comunicam e transmitem uma mensagem. É uma disciplina que se propõe comunicar visualmente uma mensagem, através da articulação entre uma gramática visual e a informação que pretende transmitir.

O design de comunicação “é uma actividade que organiza a comunicação visual na nossa sociedade.” – Jorge Frascara

O termo design de comunicação é regra geral usado como sinónimo de comunicação visual, mas tem uma definição mais lata, que abrange todos os sentidos e meios envolvidos no processo de comunicação.

O design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens, com o objectivo de produzir um impacto favorável na percepção das mesmas, cuja finalidade pode passar pela construção de uma marca, pelo aumento das vendas, ou a resolução de uma questão humanitária.

O design de comunicação pode também referir-se a uma abordagem sistemática à comunicação, em que a totalidade dos meios e mensagens de uma cultura ou organização são desenvolvidos como um processo único e integrado, em oposição a uma abordagem fragmentada e intermitente.

O design de comunicação é uma ferramenta do design e da comunicação que procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar as pessoas para responder às mensagens, com o objectivo de fazer um impacto positivo e utiliza-se entre muitos outros factores para educar, agitar, promover, vender, denunciar, ajuda, identificar, etc.

A área profissional responsável pelo design de comunicação é o Design Gráfico. O designer gráfico actua como conciliador dos aspectos sócio-culturais do público objectivo da mensagem enviada, e através da criatividade e do engenho.

O design de comunicação encontram-se, ao nível das sub-disciplinas do design gráfico e da publicidade, direcção de arte, gestão de marca, estratégia de conteúdos, escrita criativa (copywriting), direcção criativa, design de informação, design instrucional, comunicação de marketing, artes performativas, apresentação, escrita técnica e artes visuais.

2797 Visualizações 5 Total

References:

Communication Design: Insights from the Creative Industries – Derek Yates,Jessie Price, BLOOMSBURY – Fairchild Books – 2015

El Diseño en la Comunicación – José Frascara, DIVINE EGG – 2009

ICSDI – International Council Societies of Industrial Design. Definition of design. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso dia 23/10/2008.

2797 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo