Design de Comunicação

Design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens transmitida.

Design de comunicação é uma disciplina relativamente jovem, a sua história remonta ao surgimento da arte gráfica, do design gráfico, no início do século XX, porque o design de comunicação de uma forma ou de outra, depende do design gráfico.

Segundo o International Council Societies of Industrial Design – ICSDI (2008), design é uma actividade criativa cujo objectivo é estabelecer as qualidades multifacetadas de objectos, processos, serviços e sistemas em todo o seu ciclo de vida. Portanto, design é o factor central de humanização das tecnologias inovadoras e o factor crucial de intercâmbio cultural e económico.

Design de comunicação é uma disciplina híbrida, que se situa entre o design e o desenvolvimento de informação/comunicar, e que se foca fundamentalmente na criação e transmissão de informação, na forma como os vários media comunicam e transmitem uma mensagem. É uma disciplina que se propõe comunicar visualmente uma mensagem, através da articulação entre uma gramática visual e a informação que pretende transmitir.

O design de comunicação “é uma actividade que organiza a comunicação visual na nossa sociedade.” – Jorge Frascara

O termo design de comunicação é regra geral usado como sinónimo de comunicação visual, mas tem uma definição mais lata, que abrange todos os sentidos e meios envolvidos no processo de comunicação.

O design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens, com o objectivo de produzir um impacto favorável na percepção das mesmas, cuja finalidade pode passar pela construção de uma marca, pelo aumento das vendas, ou a resolução de uma questão humanitária.

O design de comunicação pode também referir-se a uma abordagem sistemática à comunicação, em que a totalidade dos meios e mensagens de uma cultura ou organização são desenvolvidos como um processo único e integrado, em oposição a uma abordagem fragmentada e intermitente.

O design de comunicação é uma ferramenta do design e da comunicação que procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar as pessoas para responder às mensagens, com o objectivo de fazer um impacto positivo e utiliza-se entre muitos outros factores para educar, agitar, promover, vender, denunciar, ajuda, identificar, etc.

A área profissional responsável pelo design de comunicação é o Design Gráfico. O designer gráfico actua como conciliador dos aspectos sócio-culturais do público objectivo da mensagem enviada, e através da criatividade e do engenho.

O design de comunicação encontram-se, ao nível das sub-disciplinas do design gráfico e da publicidade, direcção de arte, gestão de marca, estratégia de conteúdos, escrita criativa (copywriting), direcção criativa, design de informação, design instrucional, comunicação de marketing, artes performativas, apresentação, escrita técnica e artes visuais.

1552 Visualizações 1 Total

References:

Communication Design: Insights from the Creative Industries – Derek Yates,Jessie Price, BLOOMSBURY – Fairchild Books – 2015

El Diseño en la Comunicación – José Frascara, DIVINE EGG – 2009

ICSDI – International Council Societies of Industrial Design. Definition of design. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso dia 23/10/2008.

1552 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter