Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Spin-off

O que é um Spin-off

Spin-offNo âmbito das finanças e dos negócios, a expressão spin-off designa um processo de criação de uma nova empresa (a empresa derivada) a partir de uma outra pré-existente (a empresa-mãe), geralmente para explorar um novo produto, uma nova área de negócio, uma nova forma de abordagem ao mercado, ou uma nova tecnologia. Muitas vezes, o spin-off tem como objetivo ajudar um grupo de colaboradores interessados a criar uma nova empresa com atividades relacionadas e complementares ao negócio da empresa-mãe. Esta ajuda poderá consistir em ajuda técnica, aconselhamento nos negócios e na gestão, suporte logístico, apoio financeiro e apoio comercial.

São vários os benefícios dos spin-off para as empresas que os promovem, destacando-se o facto de ser uma poderosa forma de alavancagem, dinamização e retenção de talentos no interior da empresa-mãe. Por outro lado, contribui para, de uma forma eficaz, a empresa entrar em novas áreas de negócio ou aproveitar novas tecnologias sem dispêndio de avultados recursos financeiros. Pode também contribuir para uma melhor gestão, não apenas pela maior flexibilidade (empresas mais pequenas), mas também por uma maior motivação dos empreendedores que passam a dirigir a nova empresa. De referir ainda outros benefícios como a partilha de risco, o acesso a novos investidores, a valorização da imagem enquanto ator com preocupações sociais, ou a atração de novos talentos para a esfera da empresa.

Para a spin-off os benefícios são também muito relevantes, sendo de destacar o apoio logístico, técnico, operacional e financeiro obtido da empresa-mãe, permitindo-lhe a acesso a informação, a tecnologia, a processos e aos mercados de forma extremamente rápida e que de forma isolada demoraria anos a conseguir.

Tipos de spin-off

São vários os tipos de spin-off, sendo os mais usuais os seguintes:

O Spin-off pessoal ou empreendedor, é o mais habitual. Este consiste na idealização de uma empresa por um colaborador da empresa-mãe, e que não tenha que ver com as atividades da organização inicial. Após a idealização da nova empresa, o colaborador empreendedor apresenta-a à empresa que decide sobre o eventual apoio ao mesmo.

O Spin-off estratégico é também muito usual, resultando o mesmo de estratégias ditadas pelo contexto industrial ou organizacional. Este está diretamente ligado às atividades da empresa, sendo iniciado, seja pelos dirigentes da organização inicial, seja pelos colaboradores. Com este procedimento, a empresa-mãe mantém o focus no negócio, procedendo à tercearização de determinadas áreas através de parcerias com colaboradores-chave.

O Spin-off tecnológico pressupõe que o ‘empreendedor’ tenha sido exposto a conhecimentos tecnológicos, da empresa-mãe e consiste na criação de novas empresas com grande intensidade tecnológica geralmente para desenvolvimento e prestação de serviços tecnológicos à empresa mãe em regime de exclusividade.

636 Visualizações 4 Total
636 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo