Recomendações de Investimento (research)

Entende-se por research a atividade de pesquisa e análise de determinado emitente ou instrumentos financeiros, com vista à elaboração de um relatório onde se formula uma opinião sobre o emitente e/ou os instrumentos analisados.

Entende-se por research a atividade de pesquisa e análise de determinado emitente ou instrumentos financeiros, com vista à elaboração de um relatório onde se formula uma opinião sobre o emitente e/ou os instrumentos analisados, constituindo, igualmente, uma previsão relativamente ao respetivo desempenho ou evolução, podendo ainda revestir-se de um caráter genérico, direta ou indireta, de investimento ou desinvestimento sobre um emitente, valores mobiliários por ele emitidos ou outros instrumentos financeiros.

A elaboração de estudos de investimento, análise financeira ou outras recomendações genéricas relacionadas com operações em instrumentos financeiros é uma atividade auxiliar das casas de investimento, nos termos da alínea c) do artigo 291.º do Código dos Valores Mobiliários.

Importância

A informação que consta destes documentos reveste-se de grande valor para o mercado de capitais uma vez que os estudos elaborados pelos analistas financeiros, enquanto análise do valor dos emitentes, contribuem para o aumento da visibilidade dos mesmos e do próprio mercado onde os instrumentos financeiros estão admitidos à negociação. A informação respeitante a instrumentos financeiros e a emitentes deve, em geral, ser completa, verdadeira, atual, clara, objetiva e lícita, o que inclui a informação inserida em relatório de análise financeira de determinado emitente ou de valores mobiliários por este emitidos (artigo 7.º, n.º 1 e 2 do Código dos Valores Mobiliários).

Por outro lado, a informação contida em relatório de análise financeira e as recomendações para investimento que constam naqueles relatórios, são suscetíveis de influenciar as decisões do público investidor. Inicialmente, são difundidas apenas aos clientes do banco/casa de investimento que as elabora, tornando-se depois, num curto espaço de tempo, difundidas aos restantes investidores.

Modelos e tipos de recomendações de investimento

As casas de investimento que elaboram estes relatórios para os seus clientes partem de um conjunto de pressupostos relativa á empresa sobre os quais recaem, aplicam modelos de cálculo financeiro como, por exemplo, o modelo de Gordan e o modelo dos cash flows descontados (cash-flow discounted model), por forma a preverem um preço alvo, vulgarmente conhecido como price target, que mais não é, que o valor para cada ação previsto por aqueles modelos. Como base nesse valor e consoante o mesmo esteja abaixo ou acima da cotação em bolsa do título no momento presente, emitem recomendações de investimento, entre as quais se indicam algumas:

Outperform – indica que o ativo sobre o qual recai a nota de research/recomendação, apresenta uma rendibilidade acima da média do mercado;

Underperform – indica que o ativo sobre o qual recai a nota de research/recomendação, apresenta uma rendibilidade inferior à do mercado;

Overweight – recomendação que indica que se deve dar um maior peso ao ativo sobre o qual recai a recomendação, na carteira do investidor, que o peso que ele possui no respetivo índice benchmark;

Underweight – recomendação que indica que se deve dar um menor peso ao ativo sobre o qual recai a recomendação, na carteira do investidor, que o peso que ele tem no índice benchmark.

Em suma…

É usual que as notas de research estejam acessíveis aos seus clientes antes de difundida a todo o mercado, não obstante os media divulgam estas recomendações de investimento e projeções em momento próximo da sua divulgação aos clientes. Consideram-se projeções as notícias referentes a eventuais cenários próximos da divulgação de resultados, normalmente nos dias anteriores á sua divulgação.

Os analistas e as revisões das previsões de resultados são responsáveis por alterações significativas nos preços. No que respeita à magnitude de variação, tanto os anúncios anuais de resultados como os trimestrais, provocam alteração na opinião do mercado, que é refletida nas cotações anuais, bem como mudanças nas expetativas individuais dos investidores.

942 Visualizações 1 Total

References:

CMVM, 2008. Novas Medidas de Combate ao Abuso de Mercado, Lisboa.

Silva, Miguel, 2012. Bolsa – Investir nos mercados financeiros (1ªed). Lisboa: Bookout.

942 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.