Apresentação do conceito de Procura Agregada
A Procura Agregada (ou AD, do inglês Agregate Demand) é a quantidade total (ou agregada) do produto que é possível adquirir para uma determinado nível de preços, mantendo-se tudo o resto constante (coeteris paribus). Representa, portanto, a despesa desejada pelo conjunto de agentes económicos, nomeadamente: consumo das famílias, investimento das empresas, gastos do estado e exportações líquidas.
Componentes da Despesa Agregada:
. Consumo das Famílias (C): O consumo das famílias é determinado essencialmente pelo rendimento disponível (rendimento pessoal líquido de impostos); outros factores que determinam o consumo são as expectativas dos consumidores quanto à evolução do rendimento, a riqueza acumulada das famílias e o nível agregado de preços.
. Investimento das Empresas (I): As despesas de investimento incluem a acumulação de capital fixo (equipamentos e instalações) e de stocks de existências. As suas principais determinantes são o nível de produto, o custo do capital (que por sua vez dependo das políticas fiscais e das taxas de juros) e as expectativas dos empresários.
. Gastos do Estado (G): os gastos do estado representa a despesa pública em bens e serviços, em custos com trabalhadores públicos, etc. Ao contrário da despesa privada (consumo e investimento), esta componente da despesa agregada é determinada essencialmente por decisões políticas.
. Exportações Líquidas (X-M): as exportações líquidas correspondem às exportações (X) subtraídas das importações (M). Enquanto as importações são determinadas pelo rácio entre os preços internos e os preços externos e pelas mesmas determinantes da despesa privada (consumo e investimento) e da despesa pública, as exportações (que correspondem às importações do exterior) são determinadas por motivos simétricos ao das importações.
Representação Gráfica da Despesa Agregada:
As deslocações da Procura Agregada podem ser originadas por mudanças nas políticas macroeconómicas (por exemplo variações na política monetária ou na política orçamental e fiscal), alterações nos produtos estrangeiros, confiança das famílias e das empresas, etc.