Mecanismo de Mercado

Conceito de Mecanismo de Mercado – O mecanismo de mercado é, segundo as palavras de Adam Smith, uma espécie de “mão invisível” que regula as (…)

Conceito de Mecanismo de Mercado

O mecanismo de mercado é, segundo as palavras de Adam Smith, uma espécie de “mão invisível” que regula as respostas dadas às três questões base estudadas pela economia: “o quê”, “o como” e “para quem” é produzido. No caso da resposta à questão “do quê” produzir, quando as famílias procuram mais de um bem significa que estão dispostas a pagar mais pela mesma quantidade fazendo com que o preço aumente e criando incentivos aos produtores para que estes afectem mais recursos produtivos para a produção deste mesmo bem. Quanto à resposta à questão “do com” produzir, também são os preços dos bens e dos factores produtivos que regulam as combinações e quantidades de cada factor produtivo utilizado na produção. Relativamente à resposta à questão “para quem” produzir, também são os preços dos diferentes factores produtivos que, juntamente com as quantidades detidas, determinam a repartição do rendimento e, portanto, o consumo de cada família.

Pelo referido antes, facilmente se conclui que o papel central do mecanismo de mercado cabe aos preços. De facto, é através dos preços que o mercado consegue compatibilizar os interesses antagónicos de produtores e consumidores. Desta forma, o mecanismo de mercado mais não é do que o processo pelo qual são formados os preços no mercado.

7896 Visualizações 2 Total
7896 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo