Custo de Oportunidade

Conceito de Custo de Oportunidade

O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que os agentes económicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efectuam a sua escolha.

O custo de oportunidade está, desta forma, directamente relacionado com o facto de vivermos num mundo de escassez. De facto, é a escassez que nos obriga a efectuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.

O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente.

Tendo em conta esta definição de custo de oportunidade, é fácil entender que não é obrigatório que este seja traduzido em termos monetários. Para determinado indivíduo, o custo de oportunidade de uma ida ao cinema poderá ser uma saída com os amigos a um bar e tal não é necessariamente traduzível em termos monetários. Por este motivo, o conceito de custo de oportunidade tem especial utilidade para avaliar alternativas quando os bens envolvidos não são comercializáveis como por exemplo a educação, a saúde, o ambiente ou a segurança.

79 Visualizações 2 Total
79 Visualizações