Arbitragem

Conceito de Arbitragem

Em economia, nas finanças e no mundo dos negócios em geral, Arbitragem significa a compra de um determinado bem num determinado mercado com o objectivo de o revender logo de seguida noutro mercado para assim conseguir ganhos com a diferença de preços entre os ditos mercados. A arbitragem constitui assim um importante instrumento na eliminação de discrepâncias nos preços dos mesmos bens em mercados diferentes, contribuindo assim para uma maior eficiência no funcionamento dos mercados. No limite, a arbitragem faz com que a diferença de preços entre dois mercados geográficos será menor ou igual do que os custos de transporte desse bem entre os dois mercados.

Por exemplo, em contexto de mercados financeiros, o termo Arbitragem designa a compra (ou venda) de valores mobiliários numa determinada praça financeira e a sua venda (ou compra) imediatamente a seguir numa outra, obtendo ganhos com as diferenças de cotação entre ambas as praças. Teoricamente, a arbitragem não deverá incluir qualquer risco ou necessidades de capital próprio, embora na prática, possa existir algum risco envolvido e seja necessário algum capital próprio. Tal risco está geralmente associado à possibilidade de não conseguir efetuar a operação de venda de imediato devido à falta de liquidez.

É devido ao mecanismo de arbitragem que os valores mobiliários tendem a apresentar a mesma cotação em todos os mercados em que estão cotados – de facto, qualquer diferença de cotação seria rapidamente aproveitada através de arbitragem, levando à sua anulação.

Nas commodities o processo é um pouco mais complexo, devido por um lado ao maior custo da transação e à existência de custos de transporte entre os dois mercados e ainda devido ao facto de o acesso aos mercados à vista ser muito mais restrito, dificultando as operações de compra e venda num curto espaço de tempo.

Impacto da arbitragem na economia mundial

O impacto económico da arbitragem é enorme, já que essas operações se transformaram num dos principais veículos de globalização dos preços de diferentes tipos de ativos de mesma natureza e da transmissão dos efeitos de contágio entre os diferentes mercados. Enquanto meio de acesso à liquidez, a arbitragem elimina as especificidade dos diferentes mercados financeiros; enquanto instrumentos de cobertura de riscos, eles anulam a separação entre os diferentes mercados geográficos. Ao fazê-lo, criam condições para que eventuais disfunções em determinados segmentos de mercado possam alastrar-se rapidamente para os outros, tanto pelas próprias operações de arbitragem quanto pelo efeito de contágio.

O sucesso desse tipo de operação faz com que as distorções de preços que permitem sua realização sejam cada vez mais raras e de menor magnitude, principalmente no que respeita à estrutura temporal ou espacial de preços, diminuindo as possibilidades de lucro.

2442 Visualizações 1 Total
2442 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.